NOSSO TIME

Pesquisadores

Coordenador

 

Professor da Universidade Federal de Santa Catarina, Pesquisador Líder do Instituto Stela, membro. Tem experiência na áreas de Engenharia do Conhecimento e Governo eletrônico. Conceptor e líder de projeto nas Plataformas Lattes, Portal Inovação, Portal SINAES/MEC, entre outros.

Especializações: possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1987), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1991) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1996). 

Professor Pesquisador
Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina (1976), especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Universidade Federal de Santa Catarina (1977), Mestrado em ?Ergonomie? pela Université de Paris XIII (1982) ? França, Doutorado em ?Ergonomie de l?Ingenierie?; pelo Conservatoire National des Arts et Metiers (1985) ? França e Pós-doutorado em ?Ingenierie Cognitive? pela École Polytechnique de Montréal ? Canadá. Ex-Presidente da ABEPRO ? Gestão 92/93 e 94/95. Ex-Decano da Escola Politécnica da Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR 2015/2018. Atualmente é CEO do Instituto STELA e professor Sênior do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina (EGC/UFSC). Faz parte do Conselho Editorial das seguintes revistas: American Journal of Industrial Engineering, International Journal of Knowledge Engineering and Management, Ação Ergonômica, Gestão Industrial, INGEPRO ? Inovação, Gestão e Produção e Revista de Ciência & Tecnologia. Tem experiência na área de Engenharia & Gestão do Conhecimento, atuando principalmente nos seguintes temas: Cognição, Gestão do Conhecimento e Inovação.

Professor Pesquisador
Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1979), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1982) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1993). Foi presidente da Associação Brasileira de Engenharia de Produção ( ABEPRO ), foi um dos criadores e primeiro coordenador do Programa de Pós-graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina, além de idealizador e coordenador geral do Congresso Internacional de Conhecimento e Inovação (ciKi). Pesquisador e consultor com experiência na área de avaliação de sistemas produtivos , com ênfase em sistemas de custeio e capital intelectual.
Sua produção acadêmica e tecnológica resulta da coprodução com mais de uma centena de colaboradores.
 Professor vinculado ao programa de Pós-graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina sendo também pesquisador junto ao Instituto Stela. Atualmente participa do projeto de pesquisa Integração de Fatores Humanos e Resiliência para Fortalecimento da Cultura de Segurança na Industria de Óleo e Gás, projeto este realizado em parceria com a Pontificia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUC-RS sendo financiado pelo consorcio Libra, composto pelas empresas Petrobrás, Total, Shell e CNOOC. 
Participou de projetos e convênios nacionais e internacionais, estando atualmente vinculado ao projeto financiado pelo CYTED intitulada RED IBEROAMERICANA DE UNIVERSIDADES PARA LA INNOVACIÓN Y EL DESARROLLO SOSTENIBLE (REDUIS).

 

Pós-doc em Engenharia do Conhecimento

Doutora em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina (EGC-UFSC, 2020), Mestre em Administração pela Universidade Estadual de Santa Catarina (ESAG-UDESC), com especialização em desenvolvimento gerencial pela UFSC. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa de Coprodução de Commons Digitais (CCD/EGC/UFSC) e do Laboratório de Cidades Humanas e Inteligentes (Lab CHIS/EGC/UFSC). Sócia fundadora da startup HEURISTICS (Colômbia) e fundadora e consultora associada da MC Carneiro. Tem experiência na docência de graduação em Administração (UFSC, ESAG Sênior e UAB) e em Sistemas de Informação (UFSC). Em habitats e ecossistemas de inovação atuou na aceleração de startups e corporate venture (Programa Inove Sênior), incluindo prêmio de equipe vencedora (Startup Weekend Woman Florianópolis 2016). Atualmente participa de projetos de Coprodução de Commons Sustentáveis e em eventos e dinâmicas de coprodução entre atores públicos, empresariais e sociais, incluindo a VI Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação de Santa Catarina (CECTI) e o Programa de Capacitação de Agentes Municipais em Objetivos Sustentáveis (Programa CEURS).

Doutora em Engenharia do Conhecimento
Doutora em engenharia e gestão do conhecimento, pela Universidade Federal de Santa Catarina (EGC/UFSC). Mestre em engenharia elétrica e computação, pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e graduada em ciências da computação, também pela UFG.

Professora na Universidade Estadual de Goiás (UEG), no curso de Sistemas de Informação, em Anápolis, GO. Atua como gestora de tecnologia da informação na Secretaria de Desenvolvimento e Inovação (SEDI), no Governo do Estado de Goiás. Ao longo de sua carreira, tem atuado em projetos de TI no setor público e atualmente tem se dedicado a estudos sobre colaboração científica, carreira de pesquisadores e na aplicação de métodos baseados em Inteligência Artificial e Big Data.

Doutora em Engenharia do Conhecimento

Doutora pelo Programa de Pós Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento (EGC) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), é Mestre em Sistemas de Informação pela Arizona State University. Sua graduação é em Administração com Habilitação em Gestão da Informação. Ao longo de sua carreira atuou nas áreas de Gestão de Projetos e Desenvolvimento de Software. Atualmente é Professora da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e desenvolve pesquisa nas áreas de Gestão do Conhecimento, Redes de Coprodução, Cidades Inteligentes, Capital Social e Meio Ambiente.

Doutora em Engenharia do Conhecimento

Possui graduação em Sistemas de Informação pela Faculdade Avantis de Balneário Camboriú / SC (2010). Mestrado (2013) e Doutorado (2019) em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atua em pesquisa e desenvolvimento de métodos, técnicas e tecnologias de Engenharia de Informação e Conhecimento, em temas afins de modelagem de informações e conhecimento, taxonomias, ontologias e análise de negócio. Possui experiência em projetos de estrutura de dados para informações estratégicas desde 2007. Atua como pesquisadora e desenvolvedora em projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PDI) para concepção de plataformas de commons digitais no Instituto Stela, desde 2012. Atua desde 2017 no projeto de pesquisa e desenvolvimento do Consórcio Libra e Petrobrás – Projeto Fatores Humanos e Engenharia de Resiliência em Operações Integradas.

Estudantes

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.