O que você procura?

Capital Intelectual Científico: conceitos e indicadores em relatórios externos

Autora: Kedma B. Duarte

Resumo

Os relatórios de capital intelectual são relevantes por auxiliar a gestão interna e divulgar externamente informações importantes e essenciais para tomada de decisão, justificativa de investimentos, e outras finalidades relativas ao desempenho dos ativos intangíveis, entretanto, a maioria dos relatórios são direcionados para organizações privadas. Desta forma, o presente estudo objetiva identificar conceitos e indicadores de capital intelectual científico, por meio da revisão e análise de relatórios externos de capital intelectual. A análise de conteúdo foi o instrumento eleito para identificação e análise dos relatórios nos estudos de Abhayawansa (2014); Koch, Leitner e Bornemann (2000); Rudolph e Leitner (2002); Ramírez e Gordillo (2014); e, Bucheli et al. (2012). Como fato relevante observado, constatou-se a ausência de um conceito próprio para Capital Intelectual Científico, uma vez que o mesmo é tratado como a aplicação do capital intelectual no contexto das organizações científicas. Por fim, identificaram-se os principais componentes do capital intelectual que sustentam a criação de indicadores e sugeriu-se um conceito para o capital intelectual científico.

Download do Arquivo